Muitas pessoas sonham em usar tapetes na decoração de seus lares, mas acabam ficando com o pé atrás na hora de escolher. Por isso, hoje trazemos um guia básico de como usar tapete na decoração.
Cheios de utilidades, o tapete pode dar mais personalidade e aconchego, definir ambientes, melhorar a acústica e a sensação térmica de uma casa. Vamos conferir as dicas?!
Delimitando os ambientes
Em espaços integrados, possível usar o tapete para demarcar os ambientes. Uma peça pode definir a área da sala de jantar enquanto outra determina o estar, por exemplo.
O tamanho
Para definir o tamanho dos tapetes é preciso se basear na medida dos móveis e dos cômodos.
Como combinar
Para coordenar os tapetes em ambientes integrados, o indicado é que uma das peças tenha mais personalidade, enquanto a outra siga um estilo mais neutro. Ressaltamos que os tapetes podem funcionar como uma base neutra para a decoração ou como ponto focal.
Sobreposição de tapetes
Sobrepor duas peças pode criar um visual diferente e a escolha delas depende muito do seu estilo de decoração. Não há muitas regras, mas para acertar, aposte em uma peça mais básica, de tom mais neutro ou fibra natural, e ouse no tapete que vai por cima.
Confira: LINDAS CASAS PEQUENAS DECORADAS PARA TE INSPIRAR!
Tapetes felpudos
Opte por usar esse modelo em áreas íntimas, como quarto ou sala de TV. Em espaços de alto tráfego os tapetes peludos não são indicados, pois retém muito pó e se deterioram mais rapidamente.
Tapetes com formato redondo
Na maioria das decorações você encontra tapetes quadrados e retangulares, mas há também os de formato redondo. Eles são mais difíceis de usar, já que é mais complicado de fazer a distribuição dos móveis sobre tapetes redondos. O ideal é que o tapete englobe todo o mobiliário, por isso, em espaços enxutos, vale combinar pequenas peças sem a necessidade de estarem centralizadas, criando um conceito com os acessórios.
É possível usar tapete na parede
A moda sempre volta, e a tapeçaria na parede virou sucesso absoluto nas redes sociais e feiras de design manual. Aqui, os tapetes de parede são ideais para quem quer dar um toque mais artesanal a decoração.
Leia também: DICAS DE DECORAÇÃO PARA QUARTOS PEQUENOS
Para quem tem Pets em casa
Quem possui animais de estimação em casa deve dar uma atenção a mais com a limpeza dos tapetes, limpando-os com mais frequência. Por isso, vale investir em peças mais resistentes e sintéticas, que possam ser molhadas. Outra dica é utilizar o aspirador de pó para remover o excesso de pelo.
Para não escorregar
Provavelmente você já escorregou ou viu alguém escorregar em algum tapete, certo?! Para evitar que acidentes aconteçam, o ideal é deixar o tapete fixo ao chão. Para isso, coloque um feltro embaixo ou forros que melhoram a aderência da peça ao chão. Aqui podem ser usadas também as famosas fitas dupla face, mas atentar-se para usar as fitas dupla face especiais para tecidos, que assegurarão que as pessoas fiquem livres de tombos.
Higienização dos tapetes
Os tapetes devem ser levados em lugares especializados para limpeza. Além disso, é importante fazer a manutenção com certa regularidade, a cada seis meses ou um ano, para que a sujeira não impregne e você mantenha sua saúde e ambientes livres de malefícios.
Há vários tipos de tapetes no mercado, basta você planejar antes para depois escolher qual combina com a decoração do seu lar! Fácil, né?! <3
Fotos: Pinterest